Esta obra busca promover um debate acerca dos aspectos essenciais à aquisição da competitividade internacional pelas empresas brasileiras, ou seja, a capacidade dessas empreendedoras conquistarem e/ou expandirem seus respectivos negócios em mercados estrangeiros. Uma iniciativa que, sobretudo, pressupõe a conjugação de esforços políticos no sentido de pavimentar o caminho para a disputa dos mais diversos pontos de comercialização, em igualdade de condições, com agentes originários de terceiros países. Entre outros tópicos relevantes, o livro comenta a trajetória do comércio exterior ao longo do tempo. Evidencia a importância da logística como elemento coadjuvante à realização das transações mercantis. Examina, também, as dificuldades e possíveis soluções a serem consideradas na adequação da infraestrutura de apoio às trocas comerciais; assim como a capacidade brasileira de produção energética, promoção do desenvolvimento científico e tecnológico; e a contribuição desses elementos para a alavancagem das vendas externas. Discute, ainda, o comportamento do crédito público na assistência aos setores exportadores estratégicos; o estabelecimento de políticas para apoio aos negócios externos das empresas MPE (micro e pequenas); e, finalmente, critica a participação brasileira nos movimentos de integração regional e defesa dos interesses do país em foros internacionais com interveniência no desenvolvimento do comércio de bens e serviços. Livro-texto para as disciplinas Comércio Internacional; Políticas e Estratégias de Comércio Exterior; Tópicos Especiais em Comércio Exterior; Gestão de Negócios Internacionais; Cooperação Internacional; e Relações Internacionais Contemporâneas, entre outras, em nível de graduação e pós-graduação, nos cursos de Administração, Comércio Exterior e Relações Internacionais. Leitura complementar para as disciplinas Economia Brasileira; Economia Política Internacional; Logística Internacional e Sociologia do Desenvolvimento, entre outras, em nível de graduação e pós-graduação. Apresentação.