Esta obra traz um conjunto de experiências de ensinar e aprender línguas que contemplam resultados parciais da implementação de um Plano de Inovação para o Ensino de Línguas Adicionais 3.0, elaborado com o objetivo de consolidar uma nova lógica do ensino, por meio de mudanças graduais na dinâmica do trabalho docente e nas decisões pedagógicas e administrativas. O delineamento desse Plano conta com dez elementos-chave que incluem: a Adoção do Ensino Híbrido, Aprendizagem baseada em Projetos, Implantação de uma Plataforma Virtual, Ênfase nas Competências Digitais, Reestruturação do Currículo de Ensino de Línguas, Pesquisa Autodirecionada à Resolução de Problemas, Mudança do Papel do Educador, Fomento às Práticas Colaborativas entre Alunos, Docentes e Centros Educativos, Formação Docente e Reorganização dos Espaços de Aprendizagem. Esses elementos compreendem ações estruturais de um planejamento que pretende impulsionar a inovação, colaboração, compartilhamento e atuação crítico-reflexiva, na busca da melhoria da qualidade do ensino de línguas adicionais; bem como fortalecer o papel que os Institutos Federais têm na formação profissional, tecnológica e científica. Esperamos que este livro sirva como uma referência para outros professores de línguas que almejam superar desafios educacionais e ir além. Para que isso aconteça, sugerimos um engajamento coletivo para integrar ações e suscitar novos questionamentos sobre as problemáticas tratadas nessa obra: Como ensinar? O que ensinar? Educadores: o que fazer? Infraestrutura: o que mudar?