Acompanhar os movimentos feitos no papel até o momento final em que ele se transforma em alguma coisa nova é mais do que dar sentido ao processo, é dar asas a imaginação. Melhor ainda quando, durante este processo, é possível falar e pensar sobre alguns conceitos matemáticos com simplicidade, segurança e sem as amarras da formalidade. E ainda, pouco a pouco, construir estes conceitos e suas representações específicas na escrita matemática correta. Trabalhar o ensino de Matemática pelo Origami fundamenta-se em dois pressupostos: - É possível ensinar Matemática da forma lúdica e prazerosa; - A Construção de Linguagem matemática deve ser feita cuidadosamente, a partir da compreensão dos conceitos à que se refere. Reconhecidamente, um dos grandes desafios para os professores têm sido ensinar Matemática para quem não gosta de Matemática. Entre os alunos, alguns assuntos como, por exemplo, as frações costumam ter um alto índice de rejeição. Por esta razão, escolhi o trabalho com frações como tema deste volume. Nele são apresentadas algumas atividades para aulas de Matemática, relacionando frações ao Origami. E vice-versa. Os modelos aqui escolhidos são bem simples, interessantes e fáceis de construir. Alguns, bem populares. O importante - para os professores interessados em tornar suas aulas mais criativas e atraentes - é a certeza de que este recurso pode render excelentes resultados.