A convocação à escrita emerge, para um grupo de professoras (es), do trabalho que realizam: do trabalho docente, do trabalho de orientação, do trabalho de construção de um curso. Nesses encontros, embora produções individuais e em contextos diversos, os textos aqui reunidos se apresentaram como convergência de interesses, e, mesmo não seno novos, tornara-se novos a partir do trabalho de apresentação e leitura que fizemos de questionamento sobre possíveis interlocuções, de cortes e de recortes. Memória, subjetividade e educação articulam-se neste livro como um entrelaçamento, nem sempre explícito. Os textos incidem ora sobre a memória e seus sujeitos, ora sobre os processos nos quais a memória é formação, crítica ou construção dos sujeitos, das subjetividades e das intersubjetividades. A primeira parte – Memória e Subjetividade – reúne artigos e ensaios que discutem questões teóricas e metodológicas acerca da memória e da subjetividade. A segunda parte - Memória e Subjetividade na Educação - congresso textos que apresentam reflexões sobre as implicações de se tomar a memória, a subjetividade e a identidade como categorias de análise das pesquisas sobre os professores.