Este livro distingue-se de outras recentes publicações na área por apresentar um enfoque do movimento de humanização das empresas. A obra é dirigida tanto para estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos de Ética Empresarial e Econômica, como para professores, por fornecer ampla bibliografia, facilitando a elaboração de um curso de ética. Diante da ausência de material publicado no Brasil sobre esse tema, os autores preocuparam-se em oferecer uma fundamentação ética para o estudo e a atividade empresarial e econômica. Por estarem ligados a uma instituição voltada para a Ética, o CENE-FGV-EAESP (Centro de Estudos de Ética nas Organizações, da Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo), os autores proporcionaram aos leitores a possibilidade de interagirem com eles e com a entidade, para tecer comentários, participar de atividades e esclarecer dúvidas. Maria Cecilia Coutinho De Arruda é graduada em Economia pela FEA-USP, com mestrado em Administração Mercadológica pela FGV-EAESP e doutorado em Administração pela FEA-USP. Professora de Ética e de Marketing da FGV-EAESP e consultora de Ética Empresarial. Coordena o CENE desde sua fundação, em 1992. Presidente da ALENE - Associação Latino-americana de Ética, Negócios e Economia e vice-presidente da ISBEE - International Society of Business, Economis, and Ethics. Maria do Carmo Whitaker é graduada em Direito, com mestrado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP. É professora do Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco - Unifieo, colaboradora do Cene, tendo trabalhado em projetos de Ética Empresarial em organizações e em âmbito acadêmico. José Maria Rodriguez Ramos é graduado em Administração, com mestrado e doutorado em Economia pela FEA-USP. Coordenador do Curso de Economia e professor de Ética e Técnicas de Pesquisa em Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).