Que poder é esse, tão arrebatador, que uma obra de arte é capaz de exercer sobre nós? O encontro com a escultura Perseu e Medusa, de Camille Claudel, é a experiência estética que motiva as reflexões deste livro. A autora busca identificar os elementos que compõem a suspensão do real, considerando o caráter singular e subjetivo desse momento. No diálogo que Ada Morgenstern estabelece entre arte e psicanálise, a captura estética é tida como produto imediato da relação entre obra e espectador. Sumário Agradecimentos Do processo psicanalítico como fazer estético: um exercício de psicanálise implicada – João A. Frayze Pereira capturas 1. Aberturas Uma poderosa e intrigante capturaO fio que puxou a trama2. Puxando fios, desfazendo emaranhados Um passeio semântico: o encontro com a violênciaPercurso compartilhadoOs dois tempos da capturaA captura pede análise: para revelar ou para construir?Elementos que operam na capturaExperiência para “iniciados”?Desfiar fios, desfiar emaranhados3. O instante do olhar: o que me capturou, ou quem compreender4. A obra Uma descrição (uma revelação) de Perseu e MedusaAlgumas histórias: uma história da obraO mito de Perseu e Medusa, uma outra históriaOutra história ainda: a da autora de Perseu e Medusa5. Outras representações de Perseu e Medusa 6. Contextos: um sobrevoo pela história A assunção do lugar do sujeito na construção da obra de arteA primeira metade do século XIXA segunda metade do século XIXA arte moderna. A pintura de Manet, Cézanne e Van GoghO papel da mulher, entre o dever e o amor7. A arte da escultura e suas especificidades 8. A escultura de Camille Claudel O entrelaçamento dos estilosA busca por um estilo próprioAs obras mitológicas de Camille ClaudelAlguns comentários, algumas interpretaçõesA caminho da conclusão9. Um caminho entre a psicanálise e a arte Limites ou fronteirasA trilha de Freud nos textos sobre a arte10. Ler uma obra de arte: a questão da interpretação DeciframentosDa “psicanálise aplicada” à “psicanálise implicada”11. Reflexões sobre o olhar Uma leitura filosófica, entre outrasA leitura freudianaInterpretações sobre o olhar no mito de Perseu e Medusa:Pequeno diálogo entre psicanálise e estéticaFreud não suporta ser fitado: medo da petrificação?12. Pensando a paixão: entre a fusão e a individualidade Camille Claudel numa encruzilhadaA potência criativa e destrutiva da paixãoPossibilidades de “fertilização recíproca” entre a psicanálise e a arte13. Prosseguindo na captura Um olhar, uma reflexão, uma posturaDe volta à minha capturaLinha do tempo Notas bibliográficas Referências bibliográficas