Nessa reformulação, foi mantida a proposta inicial da obra: matéria completa e bem detalhada, exposta em linguagem simles e direta, que é desenvolvida a partir de textos selecionados, muito motivador, que abordam assuntos relacionados ao dia-a-dia do mundo contemporâneo. - Nesse sentido, houve um trabalho profundo de atualização da obra, com a substituição da grande maioria dos textos selecionados e dos exemplos. Foram introduzidos mais textos publicitários, histórias em quadrinhos, letras de música e artigos de jornais e revistas. - Foram introduzidas duas novas seções. Lendo o texto introduz o texto de abertura de capítulo e tem a função de apresentar o conteúdo gramatical que será estudado no capítulo. Um pouco mais aparece no final de alguns capítulos e tem a função de apresentar aspectos que extrapolam, aprofundam ou fazem a inter-relação dos conteúdos gramaticais. - Os exercícios foram aumentados substancialmente e divididos em 3 seções: exercícios (fixação e verificação da aprendizagem), atividades com texto (mais complexas, exigem mais análise, compreensão de leitura e raciocínio), questões de vestibulares. - A parte de Introdução à Lingüística foi completamente atualizada e simplificada, para ficar mais adequada à faixa etária de alunos de 2º grau. - Foi introduzido um novo capítulo – Semântica – na parte de Morfologia, para introduzir as primeiras noções sobre o sentido das palavras, relacionando- as a textos e contextos.