O livro Sequência Fedathi no ensino de Matemática faz parte da Coleção Sequência Fedathi e apresenta uma coletânea de trabalhos de pesquisadores vinculados ao Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Busca aprofundar questões ligadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática no tocante à proposta de ensino Sequência Fedathi. A Sequência Fedathi é caracterizada, principalmente, por ter um olhar mais atento para as ações do professor dentro e fora da sala de aula, favorecendo a autonomia do aluno, que é estimulado ativamente durante este processo de ensino. A Sequência Fedathi tem como foco principal o professor, sua intencionalidade, seu comportamento, participação e interação com os alunos em sala de aula. Ao todo, são oito capítulos que discutem questões atuais do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de ensino a partir das experiências dos pesquisadores. Cada capítulo apresenta aspectos significativos da vivência da Sequência Fedathi nos quais os autores debruçaram-se para, de maneira simples e clara, apresentar um texto de interesse dos profissionais da área. Esperamos que esta publicação possa, efetivamente, contribuir com novos projetos para a promoção e divulgação da proposta de ensino Sequência Fedathi e que sirva como uma referência para outros professores de Matemática que não temem desafios.