O livro tem como proposta auxiliar professores e alunos de graduação e pós-graduação, executivos e gestores de organizações a se aprofundarem no assunto sobre estratégia de operações, avaliação de desempenho e o seu posicionamento na formulação da própria estratégia de operações, tratado de uma maneira não tão específica na literatura nacional. Em poucas obras literárias, pode-se encontrar um levantamento bibliográfico tão específico e coadunando conceitos completamente atuais, publicados em épocas distintas, descrevendo a evolução dos mesmos e integrando-os a uma situação real e empresarial. Esta obra é o resultado de pesquisas científicas na área e de diversas consultorias em órgãos privados e públicos, em setores diferenciados, nos últimos anos, incluindo Instituições de Ensino Superior. A contribuição envolve um estudo de caso real, no setor de siderurgia, cuja finalidade consiste na exemplificação da aplicabilidade dos indicadores de desempenho, fundamentando nos conceitos e formulações discutidos ao longo do livro. O livro discute a avaliação de desempenho como sendo decorrente da estratégia competitiva. Abrangendo os conceitos e os modelos relativos à formulação da estratégia de produção, procura-se desdobrar um procedimento sistemático capaz de interagir os níveis de desempenho ao desenvolvimento da estratégia competitiva. Esta obra aprofunda um tema ainda embrionário na literatura, assim como discute e explora meios de conduzir uma organização de forma proativa e com efetividade aos seus objetivos corporativos.