Este livro traz resultados do curso Espaço interdisciplinar para o ensino de Ciências e Geografia desenvolvido no LEC, Laboratório de Ensino de Ciências da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, realizado por professores das escolas públicas de Ribeirão Preto e por alunos e professores da Universidade de São Paulo. Os resultados que comprovam um modelo que pode ser usado na formação continuada, centrado em projetos de investigação, utilizando como temas de linhas de pesquisa de laboratórios e a orientação de pesquisadores do Campus da USP em Ribeirão Preto, neste casos a maioria do Departamento de Biologia. A publicação deste livro tem grande importância neste momento, em que o curso As Células, o Genoma e Você, Professor está em andamento na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Esse curso incorpora o modelo desenvolvido pelo LEC ao longo de muitos anos de trabalho, adaptando e aperfeiçoando as atividades para essa interface entre pesquisadores da Universidade e professores do Ensino Fundamental e Médio das Diretorias de Ensino de Ribeirão Preto e Sertãozinho. Hoje, com a certeza de que professores do Ensino Básico estão aptos a desenvolver projetos de investigação que dêem suporte às suas aulas, os pesquisadores do CTC Centro de Terapia Celular têm orientado grupos e os resultados revelam uma melhoria muito evidente na relação ensino/aprendizagem nas Escolas Públicas.Superando as expectativas e a própria concepção inicial do curso, alunos do Ensino Fundamental e Médio têm freqüentado as aulas, junto com seus professores, antecipando o início das atividades de Iniciação Científica previstas no projeto. Este projeto do CTC é um dos dez CEPIDs Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão criados pela FAPESP a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que trouxe grande inovação, com novos conceitos e recursos para o apoio à pesquisa e para sua divulgação junto à Sociedade. Esse tipo de projeto como pode ser verificado ao longo dos capítulos deste livro demonstra que é possível criar uma cultura científica em escolas do Ensino Fundamental e Médio, e mostra que os professores desencadeiam em uma situação de pesquisa um processo semelhante ao que vivenciam no contexto educacional. Isso tem despertado rapidamente vocações entre os alunos, que desenvolvem em grupos pequenos projetos de iniciação científica, orientados por pesquisadores da Universidade de São Paulo.Esse modelo de trabalho está sendo expandido agora, com uma parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, levando à instalação da Casa da Ciência. Do mesmo modo que profissionais da área médica dão suporte para a solução de problemas de saúde em Postos de Saúde, a Casa da Ciência deverá ser uma referência para professores e alunos, criando uma rede de apoio para registrar e finalizar material para divulgação e de ensino. Na Casa da Ciência, alunos e professores terão oportunidade de consultar livros e periódicos, parte do acervo do LEC, as pastas-relatório, fitas de vídeo, microscópios e, principalmente, trabalhar em computadores e acessar a Internet. Os resultados dos trabalhos dos alunos e professores serão incorporados ao acervo para consulta e divulgados no Jornal das Ciências e no Portal de Ensino da Ciência. A publicação deste livro, com projetos desenvolvidos de forma semelhante, dá suporte ao projeto do CTC e estende à comunidade resultados obtidos junto à Universidade de São Paulo. O livro é um modelo de trabalho e uma fonte de material para uso em escolas.