Educação para a cidadania: gênero, etnia, políticas educacionais, competência docente/discente reúne trabalhos de investigação e teorização realizados por professores do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Fundação Universidade Federal do Rio Grande em diversificadas disciplinas das ciências humanas. Numa abordagem plural de assuntos emergentes das questões educacionais implícitas ou explícitas no pensar e no fazer dos sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender no cotidiano e na escola, é defendida a idéia de que a participação de todos os cidadãos na vida comunitária requer reconhecimento das peculiaridades de cada um e do aproveitamento desse potencial na elevação da auto-estima pessoal e dos grupos sociais. Para tal, a investigação educacional precisa explicitar concepções, preconceitos, estereótipos produzidos nas relações interpessoais, para que as pessoas dominem conhecimentos produzidos através de gerações e desenvolvam o pensamento não só para sobreviver, mas sobretudo para conquistar, com autonomia, melhor qualidade de vida. A tarefa da educação escolarizada no alcance de objetivos como esses é valorizada ao serem contemplados neste livro temas como: dilemas das preferências na educação para a cidadania, a posição do cidadão afro-brasileiro na universidade, as políticas públicas de educação rural, a formação psicológica do professor, o processo de centralização e descentralização do ensino, a ação docente e a aprendizagem dos alunos.