O livro Currículo e avaliação de larga escala na rede estadual do Paraná traz uma importante reflexão sobre as implicações das avaliações externas e censitárias, como o Ideb, nos currículos das redes públicas de ensino, em especial nas orientações curriculares do Paraná nos primeiros anos do governo Beto Richa. Para isso, o autor faz um histórico das políticas educacionais do estado a partir do período a que se convencionou chamar de redemocratização, recuperando a história de construção coletiva do Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná (1990) e das Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica (DCEs - 2008). A obra apresenta, ainda, uma revisão teórica sobre currículo, além das consequências da política de avaliação de larga escala para esse campo e para a educação pública como um todo. É uma leitura que traz também contribuições para a compreensão, de educadores(as) e estudantes de licenciaturas, sobre os reais objetivos de reformas educacionais, como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma agradável viagem pela história recente da educação paranaense.