As novas tecnologias impulsionaram a velocidade com que as informações se propagam, e para onde quer que voltemos nosso olhar há textos e dados a serem interpretados. Nesse contexto, as habilidades de leitura crítica (LC) tornam-se ainda mais importantes, e elas precisam ser ensinadas desde os primeiros anos escolares. Leitura crítica: origens e sugestões de atividades didáticas é um livro que, além de resgatar as raízes da LC (trazendo à tona textos publicados na década de 60), apresenta sugestões de atividades didáticas voltadas às aulas de língua inglesa para crianças, jovens e adultos. A relevância desse resgate está no fato de que, embora o conceito de LC tenha evoluído, a base e as sugestões didáticas trazidas pelos textos pioneiros continuam aplicáveis aos diversos contextos de aulas de leitura. As atividades, elaboradas a partir dos modos de ler criticamente extraídos dos textos em questão, são sugestões e podem ser adaptadas para outros idiomas e aplicadas nos diversos contextos educacionais (escolas públicas, privadas, aulas particulares e institutos de idiomas). Espera-se que o professor interessado em desenvolver LC com seus alunos encontre neste material um apoio, um ponto de partida para um trabalho que pode e deve ser estendido, complementado e continuado.