Este livro, composto por artigos de diferentes educadores, é fruto do trabalho por eles exercido nas diversas áreas da gestão. Sua publicação, nas variadas abordagens dos autores, visa a oferecer contribuição aos profissionais que estão iniciando na gestão escolar. A abrangência desta obra é limitada ao público a que se destina e as análises feitas têm como propósito propiciar reflexão a respeito das causas dos problemas deparados no dia-a-dia dos gestores educacionais. Algumas ideias básicas nortearam esta equipe de autores, objetivando a elucidação de questões, como: - A necessidade de refletir e discutir algumas variáveis, presentes nas relações humanas, lançando algumas luzes no caminho a ser percorrido no exercício de uma gestão compartilhada e pautada na ética do acolhimento. - A importância de demonstrar que a função do diretor é desafiadora e gratificante, com as exigências próprias e comuns a qualquer outra, porém, com a necessidade de acrescentar-lhe dois ingredientes: a arte de seduzir e a capacidade de articular. - A percepção de como o supervisor pode articular um trabalho coletivo/compartilhado na escola, promovendo a formação continuada dos professores e a adoção de práticas curriculares inovadoras que favoreçam a aprendizagem significativa. - A visão do Orientador Educacional como aquele que se empenha em conhecer todos os processos e todas as relações que se estabelecem na escola. - A necessidade de buscar as mais recentes legislações, refletir e exprimir uma definição das funções operacionais da Inspeção Escolar com novos olhares. Por se tratar de textos de leitura fácil, por serem temas relevantes na área educacional e, finalmente, no intuito de contribuir na formação destes profissionais, é que nos animamos a publicá-la.