Esta coleção representa uma proposta inovadora, desenvolvida nas suas três frentes (literatura, gramática e produção) com base na abordagem bakhtiniana de gêneros do discurso. É essa base teórica que, portanto, orienta: - o trabalho com a gramática de usos articulada aos gêneros discursivos estudados, - o diálogo da literatura com outras linguagens, - o foco essencial na intertextualidade e na interdiscursividade, - a análise permanente e contínua das esferas de circulação, de produção e de recepção. Qualquer que seja o foco em estudo, assim, volta-se para a atividade da linguagem em situação discursiva, sendo sempre considerados os participantes da cena enunciativa, a situação sócio-histórica em que a interação ocorre, o discurso que se concretiza ali, uno e irreprodutível. As unidades são temáticas e articulam os tópicos de literatura, gramática e produção de texto, respectivamente tratados nos capítulos correspondentes, organizados em seções. Os gêneros trabalhados pertencem a diferentes atividades sociais e, como partem da língua viva, giram preferencialmente em torno das esferas jornalística, publicitária, didática, do cotidiano, de divulgação científica e literária. As autoras buscaram propiciar aos alunos condições para que eles se tornem autores sociais, ou seja, cidadãos críticos atuantes, com voz própria e com recursos para expressá-la.