Uma poesia medida, arquitetada, metro a metro, palavra por palavra, efeito por efeito. E desmedida em refletir, em tocar e provocar o leitor. Versos ritmados e envolventes regidos por um maestro da língua que, a partir dessa partitura lírica, brinda-nos com Essa música. Em meio a reflexões - 'É quase nada o que sabemos/ de nós, do que somos, do frêmito/ que nos empurra, débeis duendes,/ à cena ambígua da existência', - questionamentos - 'Haverá alguma saída/ para o tormento metafísico?' e reminiscências de infância - 'Quando eu fiz cinco anos,/ meu pai deu-me de presente um aeroplano' -, o livro traz metapoemas em que o autor reconhece a poesia como uma força criadora, maior que o poeta, e que dele se vale (como fonte, 'domador', 'jóquei' e libertador) para existir - 'Não sou eu que escrevo o meu poema;/ ele é que se escreve e que se pensa'. Uma irônica inversão do intelectual que tudo que tentava dizer era verso, como já confessara na epígrafe, bebida em Ovídio - Et quod temptabam dicere, versus erat.Uma poesia medida, arquitetada, metro a metro, palavra por palavra, efeito por efeito. E desmedida em refletir, em tocar e provocar o leitor. Versos ritmados e envolventes regidos por um maestro da língua que, a partir dessa partitura lírica, brinda-nos com Essa música. Em meio a reflexões - 'É quase nada o que sabemos/ de nós, do que somos, do frêmito/ que nos empurra, débeis duendes,/ à cena ambígua da existência', - questionamentos - 'Haverá alguma saída/ para o tormento metafísico?' e reminiscências de infância - 'Quando eu fiz cinco anos,/ meu pai deu-me de presente um aeroplano' -, o livro traz metapoemas em que o autor reconhece a poesia como uma força criadora, maior que o poeta, e que dele se vale (como fonte, 'domador', 'jóquei' e libertador) para existir - 'Não sou eu que escrevo o meu poema;/ ele é que se escreve e que se pensa'. Uma irônica inversão do intelectual que tudo que tentava dizer era verso, como já confessara na epígrafe, bebida em Ovídio - Et quod temptabam dicere, versus erat.