Os oito ensaios reunidos neste livro contribuem de maneira significativa para estudos e pesquisas nas áreas de filosofia, educação e artes. No diversificado conjunto de textos apresentados destacam-se os temas ligados à infância, memória e história da cultura. As reflexões sobre o trabalho de memória de Walter Benjamin e sua compreensão da infância, o confronto com as representações da mulher, predominantes na tradição filosófica, e as ligações que a autora faz entre história e barbárie, escrita e oralidade, pensamento e imagem, revelam a modernidade sob diferentes ângulos. Na exposição da tese de Piaget sobre a gênese da epistemologia científica, o problema da construção do conhecimento é dimensionado em sua historicidade, e nas considerações a respeito dos desafios teóricos lançados por autores pós-modernos, há questionamentos importantes sobre a organização do trabalho acadêmico e escolar. Abordando o tema, cultura e formação, na perspectiva dos integrantes do Instituto de Pesquisa Social, a autora mostra o alcance teórico da produção e contribuição dos filósofos frankfurtianos para o desenvolvimento do pensamento crítico na contemporaneidade. Em linguagem acessível, o livro oferece aos leitores a oportunidade de pensar sobre questões fundamentais da modernidade que ainda repercutem em nossa época.