A educação brasileira, nos últimos anos, tornou-se campo de disputas políticas e ideológicas. Entre especialistas e formadores de opinião, no entanto, há consenso sobre a falta de funcionalidade da escola pública e a qualidade do ensino, mas isso também inclui a escola privada. Essa constatação em si já é diagnóstico da má qualidade da educação no País, mas não aprofunda as causas dessa realidade nem aponta caminhos para a reforma educacional, identificando os reais desafios. Este livro dedica-se a esmiuçar essa questão. Sem qualquer ambição de oferecer “a solução”, o autor propõe um debate a respeito da realidade de nossas escolas, dos fundamentos de um projeto educacional apoiado num conceito minimamente adequado de Escola e discute as possibilidades e limites que enfrentamos para repensar essa instituição. Nossas crianças e jovens não estão aprendendo como deveriam e poderiam. São privados de participar dos benefícios e oportunidades existentes no Brasil e no exterior. Mas, sobretudo, são privados de uma educação que permita avançar mais do que as gerações anteriores. É nossa responsabilidade ajudar a encontrar e corrigir os rumos. Por isso, este livro serve também de alerta, convite e convocação ao debate. A resposta vale um milhão de dólares: o que fazer para melhorar a educação no Brasil? Esta obra se destina a gestores, elaboradores de políticas públicas, atores políticos e formadores de opinião que desejam ampliar e aprofundar o debate educacional no País. Da mesma forma, também se destina a professores, educadores e a todos que almejam promover ou encorajar as reformas de que a educação brasileira tanto necessita.