Esta obra, composta por textos de professores pesquisadores de diversas instituições brasileiras, apresenta diferentes abordagens acerca de temáticas sociais relevantes para a sociedade brasileira na contemporaneidade, como a escrita historiográfica, o ensino de História na educação básica e superior e sua interface com questões relacionadas à educação para as relações raciais africana e afro-brasileira, a diversidade cultural, identidade e diferença na formação e prática pedagógica de professores, questões representativas e problemáticas de um país multicultural como o Brasil. A diversidade de temas abordados, assim como as opções teórico-metodológicas dos estudos, representa o compromisso dos pesquisadores com o campo de pesquisas voltadas às questões raciais e suas implicações históricas e sociais, assim como a dinamicidade das pesquisas acadêmicas produzidas nas universidades brasileiras e sua importância para o debate de questões essenciais para a educação e o ensino de História para as relações raciais afro-brasileiras. O papel da História e do ensino da História é fundamental para a compreensão, reconhecimento e respeito à diversidade cultural e racial que compõe o cenário multicultural brasileiro. Uma consciência histórica clara e comprometida com a valorização dos diferentes sujeitos, grupos e histórias, favorece a luta contra o preconceito, a discriminação racial e a exclusão social e histórica de grupos e sujeitos por questões de pertencimento étnico-racial, favorecendo a formação para a cidadania. A obra possibilita múltiplos olhares, análises e interpretações para uma multiplicidade de questões e problemáticas presentes no seio social, demonstrando a necessidade de engajamento e compromisso político, ético e intelectual para a difícil tarefa da educação para as relações raciais no Brasil.