Propalar aos ventos a necessidade de educação de qualidade no Brasil virou lugar comum em números, análises econômicas, em ranqueamentos mundiais com os brasileiros sempre nos últimos lugares. Abrir a Universidade e a Escola para todos é o discurso contemporâneo, nem sempre eficaz para o que efetivamente precisamos e desejamos. Sem dúvida, difícil é a produção do saber novo, da sua divulgação e apropriação pelo professor que, atuando no Ensino Fundamental, tem que filtrar o que é relevante e eficiente no que tange ao desenvolvimento dos empregos linguísticos adequados em diversos contextos na fala e na escrita. Entender o processo que vai da sala de aula à pesquisa básica e, dialética e simultaneamente, caminha da descoberta científica aos bancos escolares corresponde à idealização do Ensino. Com textos de Claudio de Paiva Franco, Cristina Lopomo Defendi, Cynthia A. P. Patusco Gomes da Silva, Daniel Merigoux, Jacqueline Varela Brasil Ramos, Kátia Cristina do Amaral Tavares, Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Maria Carlota Rosa, Maria Cecilia Mollica, Maria de Fatima S. O. Barbosa, Marianna Zattar e Patrícia Vargas Alencar.