"Dois Séculos de Projetos no Estado de São Paulo: Grandes Obras e Urbanização" - Contar a história da urbanização e do urbanismo no Estado de São Paulo por meio das grandes obras públicas é a proposta do arquiteto Nestor Goulart Reis em Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo: grandes obras e urbanização. Escrito com a colaboração de Mônica Silveira Brito e co-editado com a Edusp, o livro focaliza fundamentalmente a história da instalação da infraestrutura, dos equipamentos e serviços que criaram e fortaleceram as condições gerais de desenvolvimento da economia paulista. A minuciosa pesquisa de Nestor Goulart Reis mostra a evolução das obras públicas no Estado de São Paulo, trazendo elementos essenciais para que os agentes políticos, sociais e econômicos de hoje discutam alternativas para o desenvolvimento da urbanização por meio de políticas urbanas adequadas ao interesse público. Com mais este lançamento, a Imprensa Oficial continua cumprindo sua missão de divulgar conhecimentos indispensáveis para a consolidação da democracia e da cidadania, afirma Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. No Brasil, a construção civil absorve cerca de 50% da capacidade de investimento, o que faz do setor uma peça chave no processo de desenvolvimento do país. O livro fornece uma visão panorâmica do processo de transformação das cidades paulistas, do começo do século XIX até hoje. Apresentado em três volumes e ilustrado com centenas de fotografias, desenhos e gravuras, apresenta também marcos do desenvolvimento paulista. O primeiro volume focaliza obras construídas entre o começo do século XIX e o fim do Império (1889). Os destaques são as primeiras ferrovias, os primeiros sistemas de iluminação pública e os primeiros equipamentos de saúde e educação construídos pelo poder público. O segundo tomo abarca o período da Primeira República (1889-1930), quando a modernização urbana se acelerou com obras de saneamento, sistemas de transporte urbano, as primeiras rodovias e usinas hidrelétricas, sistemas de abastecimento de água, canalização de rios, novos equipamentos de saúde pública, espaços dedicados às atividades culturais e ao lazer. O terceiro apresenta a industrialização e a formação metropolitana que tomaram impulso a partir de 1930 , período marcado pela introdução da tecnologia do concreto armado, que permitiu a realização de obras públicas de enormes dimensões, como centrais elétricas e rodovias, e grandes obras de infraestrutura urbana, como pontes e viadutos, além de centros de pesquisa e ensino universitário, complexos hospitalares, redes de trens de subúrbio e o Metrô de São Paulo. Uma detalhada cronologia no fim de cada volume complementa a obra.