Quando um grupo de pessoas se reúne com o objetivo comum de discutir a leitura de uma obra em qualquer local - dentro da escola, em bibliotecas, cafés ou livrarias, na casa de amigos e até mesmo em discussões on-line - estamos diante de um círculo de leitura. Rara é a cidade que não possui um grupo de senhoras lendo livros; adolescentes que se encontram para jogar RPG, declamar seus textos favoritos e discutir os autores; crianças que se sentam em roda para ouvir a história contada pelo animador da área de recreação; alunos de todas as idades que descobrem o prazer de compartilhar leituras com seus colegas na sala de aula e na biblioteca da escola. Neste livro, Rildo Cosson, professor e especialista na área de Literatura, apresenta uma proposta de organização e de funcionamento de círculos de leitura, orientando e oferecendo embasamento e sugestões de atividades para auxiliar tanto educadores na formação de leitores quanto os próprios leitores. Abarcando uma grande diversidade de interesses de leitura, o autor convida o leitor a formar o seu próprio círculo.Quando um grupo de pessoas se reúne com o objetivo comum de discutir a leitura de uma obra em qualquer local - dentro da escola, em bibliotecas, cafés ou livrarias, na casa de amigos e até mesmo em discussões on-line - estamos diante de um círculo de leitura. Rara é a cidade que não possui um grupo que descobre o prazer de compartilhar leituras. Neste livro, Rildo Cosson, professor e especialista na área de Literatura, apresenta uma proposta de organização e de funcionamento de círculos de leitura, orientando e oferecendo embasamento e sugestões de atividades para auxiliar tanto educadores na formação de leitores quanto os próprios leitores. Abarcando uma grande diversidade de interesses de leitura, o autor convida o leitor a formar o seu próprio círculo.