A Sociedade contra a Escola? A Socialização Política num Contexto de Incerteza é um estudo sobre os processos de socialização política em curso nas escolas secundárias portuguesas. Esta socialização política assenta no ideal de uma cidadania activa e responsável que deve ser promovido e implementado no seio das nossas escolas. O problema é que a escola não tem sido (e não é) um espaço natural onde tal processo pode acontecer e cimentar-se porque os actores aí intervenientes, quer directos (alunos e professores), quer indirectos (pais, técnicos, políticos, meios de comunicação social), estão todos utilizando linguagens e discursos assentes em gramáticas e normatividades plurais, distintas e muitas vezes opostas, que partem de valorizações e vivências muito diferentes e nem sempre concordantes. Assim, as disputas à volta das representações e sentidos da Educação para a Cidadania manifestadas por estes actores na escola traduzem-se em formas de envolvimento da acção descoincidentes, o que exige um trabalho fino que leve à construção de um acordo escolar assente em outros modos de coordenação da acção conjunta e ou comum entre professores e alunos.