O livro Educação, diversidade e inclusão sociocultural em diferentes contextos apresenta artigos com resultados de pesquisas no âmbito internacional, nacional e local, isto é, na Amazônia Paraense. Aborda questões sobre a diversidade e a inclusão social em ambientes escolares e socioeducativos, envolvendo o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior, além de debater temas da diversidade (gênero, juventude, etnia, surdez), história, políticas e pesquisa no campo da educação. Os textos desafiam os leitores a pensar os espaços educacionais como lócus de diversidade cultural, cujo desafio é viabilizar a inclusão socioeducacional, para que todos(as) tenham o direito de exercer a cidadania. Além disso, o trato das políticas públicas em diferentes tempos e contextos possibilita a reflexão crítica sobre as escolhas e tomadas de decisões históricas que precisamos fazer em termos da política, para termos de fato uma educação pública de qualidade e uma educação cidadã para a inclusão social de diferentes segmentos sociais. No campo da pesquisa educacional a grande contribuição do livro é para a possibilidade de pesquisas que interpretem as realidades socioculturais da Amazônia.