O desafio da formação integral e cidadã no âmbito universitário incita a comunidade acadêmica a repensar suas práticas de ensino. Em tal contexto a aliança entre a Bioética e as Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem apresenta-se como fundamento sensível e pertinente para fortalecer processos de mudança. Esta obra, elaborada por pesquisadores, docentes e discentes, busca compartilhar com a comunidade acadêmica reflexões e experiências que possam subsidiar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem. Partindo de uma perspectiva que vincula a educação a um compromisso amplo com a vida, o texto explora temáticas diversas como a inversão de paradigmas no contexto do ensino em saúde, o ensino de bioética no currículo integrado, a bioética como ponte fortalecedora para a integração ensino-comunidade, as metodologias da problematização, simulação, bioética transnarrativa, role playing e cinema. Finaliza abordando questões contemporâneas, reforçando a necessidade de transparência e democratização da informação digital, bem como questionando a respeito do uso de animais em aulas práticas. O livro recebe o selo da Sociedade Brasileira de Bioética, reforçando sua missão, no sentido de contribuir para a produção e disseminação do conhecimento em Bioética, bem como de promover o debate das questões éticas e bioéticas persistentes e emergentes na sociedade.