Educação de Jovens e Adultos: expectativas e vivências começou com uma inquietação. O autor, ao entrar pela primeira vez em uma sala de aula como professor, deparou-se com situações intrigantes que o levaram a refletir: por que esses alunos agem assim? Por que destroem a escola? E após anos de vivência e convivência com estudantes de várias faixas etárias, pôde, finalmente, elaborar uma pesquisa para compreender essas questões, a qual se materializa com a publicação deste livro. Elegeu, para isso, uma pertinente metodologia de trabalho a realização de entrevistas para colher informações sob a ótica dos próprios indivíduos participantes dos ambientes educacionais. A obra revela o universo dos alunos jovens e adultos e sua relação com a escola, dentro de uma perspectiva da filosofia da práxis, expressando a realidade social desses estudantes, suas expectativas em relação à escola, como eles a aproveitam e como veem o trabalho dos professores. Os resultados da investigação, bem como os desafios da realidade dessa modalidade de ensino, estão presentes neste livro, que torna-se leitura indispensável a todos que acreditam na escola como um espaço de aprendizagem e de socialização.