A tese deste livro é a de que o conteúdo estratégico nas atividades de controle está presente de forma proporcional à adesão pela empresa a boas práticas de governança, que têm por objetivo orientar as ações corporativas no cumprimento das finalidades da governança. O sucesso da empresa na incorporação destas boas práticas pode ser reconhecido pela comprovação da efetividade dos controles corporativos em fazer cumprir quatro finalidades: para exercer suas atividades com ética, mantendo um padrão ético responsável na cultura organizacional e no ambiente interno, na realização de transações com a comunidade de negócios e no relacionamento com a sociedade em geral (Equidade); para reduzir a assimetria informacional, comunicando adequadamente o desempenho da empresa a todos os públicos interessados (Transparência); e para propiciar plena responsabilização, tanto do gestor ao proprietário no âmbito interno corporativo e nas relações com o mercado de capitais (Prestação de Contas); quanto da empresa para com a sociedade (Responsabilidade Social). Estas finalidades se aplicam tanto a empresas de capital aberto quanto a empresas de controle familiar de capital fechado. Na sua elaboração foi utilizada abordagem multidisciplinar, integrando temas como aleatoriedade, estratégia corporativa, gestão com base em risco, capital humano, governança e ética corporativa. A definição deste escopo privilegiou a abrangência, o conceitual e o interdisciplinar. O público-alvo desta obra é amplo, sendo constituído por todos que operam com intercessões significativas entre estratégia, controle e governança.