Este livro trata de uma técnica de programação e análise de sistemas que vem ganhando força nos últimos anos, e vem conquistando cada vez mais adeptos. A técnica está centrada na visão do sistema como um conjunto de objetos que se comunicam e interagem. Nesse novo modelo, a visão de "entrada", "processamento" e "saída" é destituída dando lugar ao foco no objeto, suas características e seus comportamentos. Essa ótica cria uma dinâmica de desenvolvimento de sistemas completamente diferente. Tecnologias de desenvolvimento de software mais recentes, como é o caso de linguagens para ambientes visuais, têm adotado extensivamente esse tipo de orientação. Serão tratados temas como o próprio paradigma, os princípios da orientação a objetos e as estruturas e relacionamentos próprios desse tipo de tecnologia. Todas as técnicas e estruturas tratadas no livro, como herança, polimorfismo, estruturas "Todo-Parte", "Generalização-Especialização" e conexões de ocorrências são demonstradas usando pequenos exemplos ilustrativos implementados em Pascal Orientado a Objetos em ambiente Delphi. O livro também demonstra passo a passo a modelagem de um pequeno sistema utilizando a técnica da orientação a objetos. Dessa forma, serão apresentados os processos de análise e identificação das classes, objetos, estruturas e relacionamentos, bem como a criação de novos objetos. Por fim, o livro também aborda temas que tratam do trabalho em equipe, como é caso do multidesenvolvimento e da manutenção. Também discute as vantagens da reutilização de código, da facilidade de manutenção e da consistência que a técnica exibe entre a análise e a implementação em código.