Este livro é resultado do Colóquio Internacional que lhe dá o título: Fronteiras e Diversidades Culturais no Século XXI: Desafios para o Reconhecimento no Estado Global. Realizado em junho de 2011, no Rio de Janeiro, e promovido pelo programa Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Cátedra UNESCO da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, reuniu pesquisadores e professores do Brasil e do exterior de diversas áreas das Ciências Humanas. Com 19 textos de 25 professores e pesquisadores, esta obra enfoca o cenário global de diversidades e desafios no século XXI, com ênfase no Reconhecimento Social. Discute, entre outros temas, a distinção entre formas ideológicas e éticas de reconhecimento social, novas cidadanias, modos de pensar o comum, moda, o imaginário da natureza, profissionalização de jovens e criatividade contemporânea. Também se aprofunda em relação à noção de cidade, às dimensões culturais da globalização e discorre sobre arte, utopia e trans-forma-(a)ções sociais. Com olhar aguçado sobre a exclusão do sujeito em situações de miserabilidade, ainda aborda assuntos como mal-estar e hibridismo cultural, desenvolvimento durável, governança e sustentabilidade, justiça social e o processo de responsabilização dos RH por empreendedores. Revela também a emigração das mulheres maias para os EUA e fala sobre a diáspora, a migração e o reconhecimento de mulheres no Brasil, além de se deter em migrações das mulheres e dinâmica das fronteiras entre os sexos. Abrangente e revelador, Fronteiras e Diversidades Culturais no Século XXI aponta rumos e perfaz caminhos, dando sua contribuição para o reconhecimento no Estado Global. SOBRE AS ORGANIZADORAS:Tania Barros Maciel fez Pós-doutorado na Sciences Po. e Doutorado na Université Paris V. É coordenadora, professora e pesquisadora do Programa EICOS - Estudos Interdisciplinares de Comunidade e Ecologia Social da UFRJ. É consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e coordenadora da Comissão Técnica Executiva da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Maria Inácia DÁvila Neto é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em Psicologia Social pela Université de Paris VII e coordenadora do grupo Laboratório de Imagens: Gênero, Corpo, Espaço, Participação e Desenvolvimento, do Programa EICOS - Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social/Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável, dos quais foi fundadora. Foi professora visitante da École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris e pesquisadora visitante na Université de Lille 3, com a qual vem desenvolvendo trabalhos desde 2006 sobre mobilidades e identidades interculturais. Regina Gloria Andrade é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Fez Doutorado em Comunicação Social na UFRJ e Pós-doutorado na Université Paris V - René Descartes. É professora visitante da Université de Pau et des Pays de LAdour - Bayonne, França; professora associada da Universidade Agostinho Neto - Luanda, Angola; e coordenadora do Projeto Capes-Cofecub, 2012.