O projeto deste livro nasceu em virtude da identificação da necessidade de se repensar o conhecimento envolvido nos conteúdos trabalhados pelo Ensino Médio aos futuros alunos do ensino superior. A visão de uma lacuna deficitária fez com que os acadêmicos envolvidos na criação deste trabalho, direcionassem conteúdos destas duas ciências para as necessidades futuras das unidades curriculares ou disciplinadas próprias do Ensino Superior, e os respectivos cursos desta modalidade de ensino. A idéia principal está em trabalhar os conhecimentos já adquiridos e esquecidos pelos discentes, principalmente em virtude do distanciamento dos bancos escolares. Pensando neste cenário, os organizadores elaboraram sob medida o projeto que teve inicio em agosto de 2006 onde na ocasião os conteúdos foram trabalhados em uma simples apostila com poucas paginas fotos copiadas. Hoje em um novo momento, reunimos conceitos importantes e relevantes para a edição de um livro didático que permitirá que o aluno deste projeto faça uma interação com a leitura proporcionada pelos conteúdos bem como se organizarem para entrega de suas tarefas tanto in loco, ou seja, em sala de aula, como também em forma de ensino à distancia, batizado como TEE Trabalho Efetivo Escolar. Para a consolidação deste trabalhão final só faltava o apoio constitucional de engajadas entidades educacionais; sendo assim, duas instituições se uniram e com apoio de diretores e presidentes foi imediato o envolvimento e a concretização do projeto. Juntos, o INVAR e a FUNDAÇÃO FUNDETEC uniram forças para tornar viável este importante projeto. Também é importante registrar que as necessidades destes reparos foram apontadas pelos membros acadêmicos da Faculdade de Tecnologia FUNDETEC. Sendo assim, nossos sinceros agradecimentos a estas instituições pelo apoio e também a equipe que se empenhou para concretização desta significativa obra.