Como trabalhar a cultura midiática na escola no sentido de favorecer a formação dos alunos e sua capacidade de pensar de maneira crítica e criativa sobre as novas configurações espaços-temporais do mundo contemporâneo? Esse livro fornece ao leitor um conjunto de textos que analisam o papel da mídia e as possibilidades do trabalho pedagógico com os artefatos midiáticos no ensino de Geografia. A questão compôs a problemática de uma investigação desenvolvida, que adotou como delineamento teórico e metodológico a pesquisa-ação colaborativa. Colocou-se em prática a proposta de trabalhar uma pesquisa na escola como um processo essencialmente de criação. Uma pesquisa que procurou atuar no processo formativo dos estudantes, ampliando as referências, o repertório cultural deles e trabalhando conhecimentos caros ao ensino de Geografia. O que mobilizou o trabalho não foi a criação de modelos eficientes para o ensino de Geografia, mas a construção, aplicação e reflexão sobre possibilidades de trabalho. O mais importante é que o professor, ao tomar contato com as experiências e os dados da pesquisa registrados neste livro, descubra caminhos, encontre perspectivas interessantes, inovadoras e inventivas para a sua ação cotidiana.