Bonecos, máscaras, objetos e sombras são capazes de representar, com sensibilidade e poesia, pessoas, animais e ideias abstratas. No teatro de animação, os recursos convencionais de voz e corpo cedem lugar a uma experiência cênica que exige outras técnicas para estimular a imaginação do espectador. Ana Maria Amaral reflete sobre a história dessa manifestação artística e discute seu papel em instigar novas formas de fazer, ver e entender o teatro. Sumário Em Torno da Ânima – A Animação – Edélcio Mostaço Introdução Reflexões Teatro de Animação Entre o Real e o Não Real: Considerações sobre a Estética do Boneco Comunicação, Arte e Tecnologia no Teatro de Animação Tradição e Teatro – Ritos e Mitos A Máscara O Boneco na Mira do Futuro: Considerações sobre a Formação Profissional do Bonequeiro Experimentações Postas em Cena O Objeto: Do Sensorial ao Místico Uma Experiência com Formas: Processos para Concepção de um Roteiro O Incorpóreo em Cena