A temática deste livro reflete as principais questões sobre a prática educativa nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. A ideia para a elaboração da obra surgiu a partir das práticas inovadoras que são desenvolvidas pelos professores no espaço de sala de aula, com inspirações freireanas que trabalham os saberes, a prática educativa, o teatro do oprimido como metodologia na educação superior, a arte, a fotografia, as diversas linguagens que problematizam e possibilitam as alternativas didáticas em um processo de ensinagem. Aqui, este termo é entendido como uma situação de ensino na qual necessariamente decorra a aprendizagem, sendo a parceria entre professor e estudante condição fundamental para o enfrentamento do conhecimento, necessário à formação profissional. Este livro, contrariamente, tem como ponto de partida a premissa de que a sala de aula precisa ser desvelada, para que se entenda que o ensinar não se dissocia nem se despe da necessidade de se saber o que, como, por que e quando ensinar. Ele pode ser um bom instrumento de troca de saberes dos professores universitários para a busca de uma prática educativa inovadora, que contribui para a criação e transformação dos estudantes em futuros profissionais autônomos. São dez artigos que refletem os saberes profissionais de professores questionadores, pois sabemos que ainda transitam entre nós profissionais que acreditam bastar conhecer o conteúdo a ser ensinado para efetivar o processo de ensinagem. Livro-texto indicado para professores e estudantes das áreas de Administração e Ciências Contábeis, tanto na graduação quanto na pós-graduação.