As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador apresenta um estudo sobre as estrelas da Axé Music, a música do Carnaval da capital baiana. A versão abordada, que alcançou visibilidade nas últimas décadas, vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade. Toma-se como origem da participação destacada dessas artistas na cena do Carnaval a tradição construída em torno do tipo da baiana, que se pode observar desde o século XIX na literatura escrita no Rio de Janeiro e principalmente no teatro de revista e no cinema do século XX. A pesquisa ressalta a participação especial destas artistas no Carnaval e traça a continuidade entre aquele período e o período atual. No âmbito da cidade do Salvador - mais particularmente, do seu Carnaval -, a partir da segunda metade da década de 1980, constitui-se um novo modelo de organização das práticas artísticas, contribuindo para uma nova configuração da indústria da música e do Carnaval e oportunizando o aparecimento da intérprete-estrela neste ambiente. Esta nova configuração se verifica em três perfis: Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo. Analisa-se pormenorizadamente a trajetória de cada uma destas estrelas-intérpretes, no sentido de identificar os elementos constitutivos do seu êxito. Fundamentalmente, trata-se da capacidade de estabelecer-se enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.