Pensar e fazer pesquisa em educação remete a diferentes possibilidades e opções teóricas e metodológicas que nos levam a determinados procedimentos e interpretações do fenômeno pesquisado. Este livro traz como perspectiva fundante a ideia de que a pesquisa em educação se tece em meio à complexidade das relações humanas e das consequentes redes de conhecimento que formam os sujeitos nela envolvidos. A diversidade dos fenômenos educativos e das relações aí imbricadas não cabe em uma única perspectiva epistemológica de fazer ciência, mas em possibilidades plurais de tessitura do conhecimento. A pesquisa, com o rigor da implicação e da autoria, é, para nós, política de sentido para uma formação que busca, em devir, a construção de práticas emancipatórias, inacabadas e transformadoras da/na educação, seja do ensino infantil à pós-graduação. Esta publicação reúne discussões epistemológicas e metodológicas da pesquisa em educação, considerando perspectivas de abordagens desenvolvidas em estudos e orientações por professores da pós-graduação em educação de universidades públicas de diferentes regiões/lugares do Brasil e de professores/pesquisadores de Portugal, França e Reino Unido. Essa diversidade permite aos interessados na pesquisa em educação se aproximarem dos textos percebendo a polifonia de ideias de professores e alunos pesquisadores de diferentes programas formativos e instituições de ensino superior, podendo também cada leitor se perceber na condição de autor de suas escolhas e bricolagens teórico-metodológicas.