Dentre vários desafios que a Escola enfrenta o trato com a Diferença é dos mais sensíveis. Isto se dá não apenas porque lidar com a diferença exige o enfrentamento de questões delicadas, com gênero, raça, preconceito, discriminação, mas, sobretudo, porque abordar os temas que lhe são relativos exige a crítica ás representações sociais, a partir das quais se lê e se dá a ler o mundo. Abordar a diferença implica necessariamente em uma postura de questionamento acerca das fórmulas geralmente acionadas para estabelecer lugares sociais e fundamentar hierarquias. Nada disso se faz sem reflexão e sem embasamento. O livro Debates Interdisciplinares sobre Diversidade e educação aborda o tema a partir de questões diferentes considerando a produção acadêmica, os discursos sociais as práticas docentes, os processos de formação continuada e as dinâmicas da Escola. Os textos aqui reunidos expressam o investimento feito pelo NEAB-GERA/UFPA na formação de quadros, especialmente na compreensão do professor como um intelectual produtor de conhecimentos e formulador de reflexões acerca dos temas que envolvem o universo no qual exerce o seu oficio. Os temas abordados nesta Coetânea resultam de reflexões desenvolvidas no âmbito de sua formação na pós-graduação, sob a orientação de seus professores. Eles expressam, uma convergência de interesses entre as pesquisas dos professores formadores e aquelas desenvolvidas por seus orientados, em um processo de discussão e aprendizado mútuo.