Esta é mais uma publicação gestada no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade na Educação - GEPI. Uma das ideias que embasam as práticas investigativas do grupo é a de que as saídas para a compreensão dos fenômenos educativos não estão dispostas e prontas em algum recanto e mentes privilegiadas. As saídas vêm sendo produzidas concretamente pelo conjunto das pessoas que ensaiam práticas educativas significativas, em todos os lugares e situações do mundo atual. Práticas são pensadas, ensaiadas e repensadas, construídas e reconstruídas, sem perder de vista as dimensões da totalidade, mesmo sabendo-se, de antemão, da impossibilidade de encontrá-las na sua plenitude. Com essa lógica, o GEPI tem produzido muitas pesquisas sobre diferentes aspectos da educação, referendadas em diversas ciências. Pesquisas que resultam em enunciados de princípios, em estratégias e procedimentos e em explicitação de práticas exitosas nas intervenções educativas, nos espaços e tempos escolares. Os onze autores dos artigos que fazem parte desta publicação são membros do GEPI ou mantêm ampla interligação com o trabalho desenvolvido pelo grupo. A ideia do livro partiu de um desafio lançado por Ivani Fazenda no final do segundo semestre de 2011, ao qual aglutinou ânimos e esforços para a temática do cuidado interdisciplinar, gerando nove textos que de formas diferenciadas constroem questões, a partir de suas experiências de pesquisadores da abordagem interdisciplinar, que podem instigar e incentivar discussões, estudos que renovem as práticas politicamente comprometidas com uma sociedade mais justa e mais solidária.