Decorrente de pesquisas efetivadas por professores-pesquisadores dos campos das Licenciaturas em Pedagogia, Psicologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e outras Instituições de Ensino Superior brasileiras, o livro EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS: INTERFACES DO SABER INSURGENTE tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas que explicitam no seu bojo questões referentes à educação e suas interfaces com o saber insurgente, tendo como princípio a problematização de novos e fecundos temas no âmbito da educação e suas interlocuções. A coletânea, composta por dez artigos, apresenta diálogos com o saber insurgente no campo da educação, discorrendo sobre tensões e lutas por direitos que permeiam a educação, como a formação de professores e sua relação com a universidade e escola, sobre perspectivas do desenvolvimento profissional docente, as questões de políticas públicas e inclusão, fracasso e sucesso escolar, questões de gênero e sexualidade e da internacionalização da pesquisa. Com efeito, a obra EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS: INTERFACES DO SABER INSURGENTE representa para o leitor atento um convite à reflexão, com vistas a pensar nos rostos invisibilizados e/ou subjugados pela sociedade, trazendo de forma crítica e propositiva questões da nossa realidade social, política e cultural, através da revelação de contradições, lacunas, tensões e lutas por direitos de vez, de voz e de oportunidades.