Muitas práticas educativas são baseadas em ideias sobre o que significa ser humano. Assim, a educação é concebida como a produção de subjetividades e identidades particulares, tais como a pessoa racional, o indivíduo autônomo ou o cidadão democrático. Esta obra reflete sobre o que poderia ocorrer se educadores tentassem superar os fundamentos humanistas da educação moderna, partindo de uma nova ideia sobre o fazer educação. Ou seja, tratando a questão do que significa ser humano como uma questão radicalmente aberta, uma questão a que só podemos responder participando na educação, em vez de uma questão a que precisamos responder antes de poder participar na educação. O livro oferece uma forma diferente de entender e abordar a educação, que incide sobre as maneiras pelas quais os seres humanos vêm ao mundo como indivíduos únicos pelo modo como reagimos responsavelmente ao que e a quem é o outro. A obra ainda levanta questões importantes sobre a pedagogia, a comunidade e a responsabilidade educacional, contribuindo para que educadores, tanto de crianças quanto de adultos, entendam quais suas responsabilidades e seus compromissos para promover uma educação verdadeiramente democrática.