Iniciativa da Editora Sulina e SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) e com os apoios do CNPq, CAPES e PPGCOM - FAMECOS, esta edição memoriza o V Encontro Anual da sociedade.Como nos encontros anteriores, o espectro dos argumentos tratados foi bastante variado, demonstrando a vitalidade das reflexões sobre as manifestações em imagem e som e o crescente interesse de outras áreas do saber pelo cinema, num intercâmbio profícuo que vem crescendo a cada ano.Do cinema brasileiro foram abordados tanto temas que podemos considerar clássicos - como estudos relativos a Humberto Mauro, a Glauber Rocha ou ao cinema nacional dos anos 1950-1960 -, quanto temas contemporâneos, entre os quais a produção recente (muitas vezes em seu saudável diálogo com o passado) e reflexões sobre a construção do nacional, algumas delas nascidas das comemorações dos 500 anos.As políticas cinematográficas nacionais também foram focadas, assim como foram debatidos os novos rumos que o ensino de cinema está tomando em nossas universidades.No que diz respeito ao cinema internacional, ao lado de estudos sobre cinematografias sempre presentes nos encontros da SOCINE, começaram a ganhar maior visibilidade pesquisas sobre o cinema italiano e sobre a produção latino-americana.As relações entre literatura e cinema foram ainda objeto de investigação, assim como a troca de experiências com o campo televisivo ou com outros suportes, seja em termos narrativos, seja em termos de inovações tecnológicas.Etnografia, antropologia, ciências sociais e história são outras áreas que cada vez mais se debruçam sobre o campo cinematográfico para formular novas questões, principalmente ao examinarem documentários.Instigantes também os estudos sobre cinema narrativo e antinarrativo e sobre narrativas experimentais, em que termos como reificação, pós-moderno, inter/hipertextualidade e virtualidade têm sido recorrentes.Este volume reúne a maior parte das comunicações apresentadas no V Encontro e, com mais esta coletânea, a SOCINE espera continuar a contribuir para o debate sobre o complexo e compósito universo dos estudos cinematográficos em seu sentido mais amplo.A SOCINE tem como foco promover o intercâmbio de pesquisas e pensar o cinema a partir, não só da produção, mas do conceito e da linguagem que o cinema apresenta no mercado. A indústria cultural aqui é discutida com diversos pesquisadores, que mostram enfoques diferenciados, mas todos em nome da cultura, a serviço do cinema e da produção científica acadêmica que é produzida no Brasil.SOCINE é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em julho de 1996, com o principal objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações, incentivando assim, a reflexão e a troca de idéias sobre o audiovisual no ambiente acadêmico brasileiro.