Educação Matemática e Sociedade reúne um conjunto de textos selecionados pelas organizadoras a partir das investigações desenvolvidas no âmbito do Grupo interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) , da Unisinas. O Propósito constitui-se em assinalar a possibilidade de refletir sobre sobre o tema , articulado a concepção teórico-conceitual de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, para quem "" a verdade é aquilo que dizemos ser verdadeiro"" . O livro flui em um continuo , mediado por questões afins, e apresenta peculiaridades por abranger variados procedimentos metodológicos circunscritos a análise de documentos e ou entrevistas , observações etnográficas, ou por abarcar estudos situados em diferentes espaços- tempos. Transporta potência para pensar desafios essenciais no campo da Educação Matemática contemporânea, a partir de diferentes práticas desenvolvidas nas escolas. Problematiza enunciados reiterados no âmbito educacional, como "" os alunos não aprendem matemática por falta de base"", e provoca docentes e pesquisadores engajados com o seu tempo a manejar outros fios, ideias e movimentos para além dos processos rígidos escolares e filosóficos.