Um olhar mais atento para a linguagem - verbal e não-verbal - é o principal convite feito por este livro, cujo trabalho com diferentes tipos de texto tem a preocupação de estimular leituras comparativas e enriquecer o repertório do aluno. Além da diversidade de gêneros, a escolha dos textos levou em consideração os interesses dessa faixa etária. Assim, Moacyr Scliar e Rita Lee partilham uma unidade, em que o tema é Dom Quixote; em outra, José Paulo Paes e Fernando Paixão brincam com as palavras. As atividades são variadas e incentivam a consciência sobre a articulação dos elementos da língua e a reflexão sobre a língua em situações de uso. Em Linguagem nova, o aluno é parte ativa. A todo momento é solicitado a relatar, opinar, discutir, escrever e reescrever, elaborar e reelaborar conceitos, compartilhar o conhecimento. A coleção traz, no final de cada volume, um suplemento: Atividades com jornal, rádio, televisão e internet, que, além da possibilidade de uma análise comparativa das linguagens de cada mídia, dá elementos para um trabalho de criação.