Gestão Estratégica de Energia Elétrica (GEEE) é um processo gerencial que tem por objetivo posicionar estrategicamente o consumidor de energia elétrica frente ao ambiente externo - o mercado -, ao mesmo tempo em que adota, de forma sistêmica, os meios tradicionais de gestão energética no ambiente interno, no sentido de reduzir custos com a obtenção, o uso e, eventualmente, gerar receitas com a produção de energia elétrica. Para tanto, o método de gestão deve ser fundamentado pelo entendimento do mercado de energia elétrica brasileiro considerando suas particularidades, as regras do fornecimento de energia elétrica, questões contratuais, tarifárias e de faturamento, dentro da estrutura legal e normativa do setor. Em conjunto com a compreensão da apuração e cobrança dos itens que compõem a fatura de energia elétrica, este livro apresenta análises técnico-econômicas relativas às diferentes possibilidades de fornecimento, gestão de contratos, enquadramentos tarifários, incentivos fiscais, eficiência energética, gerenciamento de carga e autoprodução. Tudo isso voltado ao planejamento, à escolha e à composição de alternativas de aquisição de energia elétrica, dentre as modalidades tarifárias do mercado cativo e as possibilidades do mercado livre e da produção de energia elétrica pelo próprio consumidor.