Em CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: A GÊNESE DO CONCEITO, a autora traça um panorama do que subsidiou as formulações para a construção do conceito de Cultura Corporal na Educação Física brasileira. A atenção esteve voltada para apurar os pressupostos que indicavam a instituição do conceito de cultura corporal a partir das formulações do Coletivo de Autores, o qual se tornou referência na área da Educação Física como o Coletivo que localizou o conceito de Cultura Corporal no campo educacional como parte da formação dos educandos nas aulas de Educação Física escolar, como também fora dela. Nos capítulos deste livro o leitor encontrará uma exposição da origem do ser social e a constituição da cultura, uma análise da crise e constituição de uma nova Psicologia, um breve histórico da Educação Física no Brasil. Todos articulados para atender as possíveis ligações destes estudos com a formulação do conceito da cultura corporal. Constatamos que os fundamentos marxistas e a Psicologia Histórico-Cultural serviram como matriz teórica para a construção da abordagem pedagógica crítico-superadora e o objeto de estudo cultura corporal que por sua vez também foi construída a partir da centralidade da categoria trabalho, bem como da compreensão sobre atividade humana e apropriação da cultura, os quais são partes integrantes do desenvolvimento humano. Por fim, o livro aponta que compreender a legalidade da categoria cultura corporal implica num processo de investigação que gravita em torno da historicidade do tornar-se homem do homem, da atividade humana como ponto nuclear da prática pedagógica, bem como da defesa do acesso ao patrimônio humano pela classe trabalhadora, estando, pois, tais premissas articuladas à prerrogativa da emancipação humana.