Em tempos de Parâmetros Curriculares, de nova lei de Diretrizes e Bases da Educação e de novo Plano Nacional de Educação, é fundamental manter aberta e acesa a discussão sobre currículo. Embora esta afirmação pareça óbvia, as políticas educacionais parecem alheias às mais recentes análises do tema que colocam as questões culturais no centro da discussão. Uma lacuna evidente nas discussões sobre os currículos da escola brasileira, que ainda se baseiam em conceitos antigos de poucos teóricos e que não conseguem dar conta das transformações aceleradas do nosso tempo. O currículo nos limiares do contemporâneo vem preencher esta lacuna. Fruto do intenso trabalho de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, o livro reúne os principais pesquisadores da área e aborda a questão curricular sob diversos aspectos, tendo sempre em vista as novas condições políticas e culturais deste fim de milênio. Escrito com extremo cuidado teórico e rigor nas suas análises, o livro é claro e objetivo, apontando as principais questões que envolvem a teoria curricular na pós-modernidade de uma forma inteligente e acessível a todos os leitores. O currículo nos limiares do contemporâneo é um livro indispensável para professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, enfim, todos aqueles que se preocupam com a formação do homem do próximo milênio.