"Não seria insensato afirmar que como tendência, o debate sobre en-sino superior realizado na sociedade brasileira por diferentes atores que atuam em seu interior é significativamente auto-centrado no país e pouco atento às profundas transformações que estão ocorrendo neste nível de ensino em vários cantos do mundo. O presente livro representa uma importante contribuição intelectual para o debate e para a produção de novos trabalhos acadêmicos sobre o ensino superior no país ao distan-ciar-se de um nacionalismo metodológico que na perspectiva de Ulrich Beck vem predominando ao longo da história da sociologia, que a conduz a confinar a análise de distintos objetos nos limites do estado-nação. (...) Esta visão, vem orientando, em larga medida, as reflexões e análises de diferentes atores da sociedade brasileira interessados em compreender e agir neste nível de ensino. Afastando-se desta postura metodológica, os autores adotam ao longo do livro uma ampla perspectiva histórica ao abordar o processo de institucionalização do ensino superior nos contextos europeu e norte-americano." (Carlos Benedito Martins, Prof. Titular do Departamento de Sociologia - UNB)