A obra intitulada Currículo, formação de professores e trabalho docente na contemporaneidade, dos autores Rosenildo da Costa Pereira e Marcio José Silva, trata de uma breve discussão por meio de questionamentos fundamentais sobre a educação no Brasil, de forma crítica, direcionada a leitores do campo da educação em geral, em especial a professores dos mais diversos níveis de ensino, no que concerne ao paradigma curricular atual de educação e aponta, por meio de inferências de diversos autores, asserções sobre a desqualificação do currículo universal; currículo e realidade inerentes a aspectos indissociáveis na formação docente; do cotidiano como ponto de partida de reflexão da prática docente em uma perspectiva diversificada; do sentido do conteúdo escolar ensinado para a vida do aluno e da formação docente reflexiva e crítica em sociedade. Portanto, esta é uma obra de grande valor formativo para aqueles que amam a docência e são comprometidos com a transformação social por meio da educação e da formação contínua e que buscam, no bojo de seu ofício docente, formar cidadãos críticos e mais conscientes numa perspectiva curricular diversificada e imbricada na valorização de saberes e valores construídos tanto no espaço escolar quanto no familiar.