Sabemos que nossa vida cotidiana é perpassada pelos meios de comunicação e seus produtos. Este livro testemunha o esforço de pesquisadores brasileiros em dar sentido a essas novas formações coletivas. O cuidado renovado aqui é perceber que essa presença ostensiva da mídia em nosso cotidiano é múltipla e acompanhada por diversas práticas de resistência e invenção. Para mostrar essa multiplicidade, o livro está dividido em três partes: Práticas Comunicativas no Espaço Urbano, Mídias e Configurações Identitárias e Tecnologia e Processos Subjetivos. Através da leitura dos artigos, passaremos a ter outro olhar sobre o nosso cotidiano. Na primeira parte, as viagens de metrô, os grafites nas ruas e as ocupações poéticas da cidade são modos de apreender a experiência urbana estruturada pela mídia. Já na segunda parte, a cultura do consumo, o olhar do "outro", o jogo de simulação no reality show e o apadrinhamento no mundo do samba são casos em que estratégias de mediação promovem novas configurações identitárias. Na última parte, o modo como as tecnologias de comunicação abrem novas possibilidades de ser é investigado através de objetos como a exposição da vida íntima na Internet, a expansão do "eu" na vida cotidiana e a memória das comunidades étnicas através dos diferentes contextos espaço-temporais propiciados pelos meios de comunicação. Na sua multiplicidade de objetos, os artigos do livro reiteram uma mesma questão: que formas de sociabilidade nos são possíveis nessa nossa cultura cujos contornos são cotidianamente desenhados pelos meios de Comunicação.