A melhor maneira de apresentar a Filosofia, seja a um estudante, seja a um leitor, é praticando uma investigação filosófica e dialogando com os filósofos da tradição. Não apenas para saber o que eles disseram, mas para interrogá-los e extrair deles boas ferramentas conceituais para refletir sobre questões da atualidade. Os pontos de partida e de chegada da reflexão filosófica que investiga são os problemas que interessam à experiência humana atual. Assim, o filosofar reveste-se de utilidade para a vida presente, e não apenas para a história passada. Esta é a perspectiva acolhida pelo autor nesta iniciação à investigação filosófica. Pretende-se que ela seja adequada para uso em cursos de iniciação, seja no ensino médio, seja em cursos superiores. Em qualquer caso, o estudo ou a leitura não precisam ser de modo linear e contínuo. Diferentes percursos serão recompensados com abordagens não prisioneiras da linha do tempo, ou de linhas de aprofundamento que exijam os momentos anteriores como pré-requisitos necessários. Cada capítulo goza de certa autonomia e comporta graus variáveis de interesses quanto aos níveis de complexidade, permitindo ao leitor ou estudante definir o âmbito de sua própria investigação. Os grandes filósofos da tradição são chamados por meio de trechos significativos do seu pensamento, conforme a sua contribuição seja justificada pelo rumo da investigação praticada. Portanto, sua aparição não se dará em nome da seqüência temporal de suas inserções nos problemas do tempo em que viveram. Privilegiou-se a conversação com eles. Abundam boas fontes de história da filosofia, cuja consulta sempre enriquece a erudição e a contextualização da vida e obra dos pensadores. Este livro é, antes de tudo, um convite ao filosofar.