Este livro tem o objetivo de oferecer ao seu público leitor o que há de mais recente na ciência da leitura. Como funciona nosso cérebro quando lemos? Como se chega à leitura fluente e precisa? O que é compreensão, na atividade de ler? Por que tantas crianças parecem enfrentar dificuldades para aprender a ler? O ensino é mesmo necessário ou pode-se aprender a ler sem que ninguém nos ensine? Ir à escola para aprender a ler é um evento que desafia todas as crianças no mundo atual. Neste livro é defendida a ideia de que os conhecimentos baseados em evidência, que só as pesquisas podem proporcionar, são necessários e urgentes para iluminar e orientar as práticas bem-sucedidas na alfabetização. Os capítulos que o compõem são originários de pesquisas brasileiras que conversam com outras pesquisas brasileiras, bem como com investigações feitas em diferentes idiomas, na busca das melhores respostas para as questões analisadas. São estudados o processamento fonológico e visuoatencional que ocorre no início da aprendizagem da linguagem escrita; o lugar das letras e palavras nessa aprendizagem inicial; o papel do raciocínio inferencial, da compreensão e da fluência; as competências cognitivas envolvidas na aprendizagem da leitura; a emergência da consciência fonológica. Discute-se a hipótese de que todas as crianças são capazes de aprender se lhes são fornecidas condições para isso. Finalmente, apresenta-se um conjunto de referências de pesquisas que mostram o papel das habilidades metatextuais, vistas como uma das expressões da metalinguagem, que estão disponíveis em português e podem contribuir para a pesquisa e a prática sobre o ensino e a aprendizagem da leitura.